No período de adaptações na Educação Infantil, existem algumas dicas práticas às famílias que podem fazer toda a diferença:
done Envolva a criança nos preparativos para ida à escola;
doneTransmita confiança e segurança, controlando seus sentimentos na presença de seu filho;
doneUse sempre a verdade e cumpra com as combinações feitas com a criança;
doneDespedidas rápidas e objetivas, nunca saia escondido;
doneAcompanhe de perto o período de adaptação, permanecendo na escola o tempo necessário;
doneQuem trabalha deve destinar esta tarefa a uma pessoa próxima;
doneRespeite os horários de entrada e saída combinados, pois alguns minutos representam muito tempo para a criança;
doneEm caso da criança negar ir para a escola, reconheça e respeite seus sentimentos, mas mantenha uma atitude firme, sua frequência é fundamental para o sucesso da adaptação;
doneConverse sobre a escola e ouça o que a criança tem a dizer, incentivando-a a confiar na responsável de turma e fazer novas amizades;
doneSempre que existirem dúvidas sobre o funcionamento e atividades da escola procure a direção.
“O processo de adaptação da criança à escola é um período muito delicado, pois envolve toda a comunidade escolar, ou seja, os pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem frequentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos.” (BALABAN, 1988: 24)
É importante lembrar que a separação é um processo que gera sentimentos, precisando ser entendidos, discutidos e superados gradativamente.