Saúde na Infância

Publicado no dia Categoria Saúde
Criança comendo melancia
Fonte: Creative Commons

É ainda durante a gravidez que começam os cuidados com os bebês. E durante a infância os cuidados com a saúde constantemente preocupam os pais. Como saber se estamos tratando da saúde de nosso filho adequadamente?
Cada família tem sua própria visão de saúde, de acordo com seus hábitos, crenças, rotinas, além, é claro da orientação de seu pediatra. Mas alguns itens são únicos quando falamos sobre saúde infantil.

Alimentação

Frutas, verduras, e outras refeições saudáveis devem fazer parte do cotidiano de toda criança, pois os bons hábitos alimentares são fundamentais para que ela cresça sadia e vão se refletir na sua vida adulta. Especialistas afirmam que muitos problemas de saúde dos adultos têm relação direta com maus hábitos durante a infância.

Ingestão de líquidos

A oferta de água deve ser constante à criança, além disso deve ser estimulado a aceitação de sucos naturais ao invés de artificiais, como forma de hidratação.

Atividades físicas

Na infância são determinadas pelas brincadeiras como correr, andar de motocas, jogar bola, pular, escorregar e andar de balanço, entre outras. A vida sedentária, facilitada pela TV, computadores e vídeo games, faz com que as crianças tornem-se mais propícias a desenvolverem doenças de “gente grande”.

Integração social

Ajuda a promover a saúde mental e física. A criança precisa desde cedo socializar com outras crianças e adultos, aprendendo desta forma a dividir brinquedos, atenções, aceitar esperar sua vez e aprender a lidar com suas frustrações.

Silvana Braga – Enfermeira

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *